Espírito x Matéria – 3 Perguntas (1)

(L.E.) As Causas Primárias
Capítulo II – DOS ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO
Espírito e Matéria
21. A matéria existe desde toda a eternidade, como Deus, ou foi criada por Ele em dado momento?
“Só Deus o sabe. Há uma coisa, todavia, que a razão vos deve indicar: é que Deus, modelo de amor e caridade nunca esteve inativo. Por mais distante que logreis figurar o início de Sua ação, podereis concebê-Lo ocioso, um momento que seja?”

22. Define-se geralmente a matéria como sendo – o que tem extensão, o que é capaz de nos impressionar os sentidos, o que é impenetrável. São exatas estas definições?
“Do vosso ponto de vista, elas o são, porque não falais senão do que conheceis. Mas a matéria existe em estados que ignorais. Pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil que nenhuma impressão vos cause aos sentidos. Contudo, é sempre matéria. Para vós, porém, não o seria.”

a) – Que definição podeis dar da matéria?
“A matéria é o laço que prende o Espírito; é o instrumento de que este se serve e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua ação.”
[Deste ponto de vista, pode dizer-se que a matéria é o agente, o intermediário com o auxílio do qual e sobre o qual atua o Espírito.]

23. Que é o Espírito?
“O princípio inteligente do Universo.”

a) – Qual a natureza íntima do Espírito?
“Não é fácil analisar o Espírito com a vossa linguagem. Para vós, ele nada é, por não ser palpável. Para nós, entretanto, é alguma coisa. Ficai sabendo: coisa nenhuma é o nada e o nada não existe.”

Anúncios

Sobre inacioqueiroz

Busco estudar a obra do Chico Xavier, porta-voz de grandes inteligências. Ao longo da leitura, me emociono e reavalio minhas certezas e dificuldades. Espero que esta seja uma pequena contribuição na grande obra do bem.
Esse post foi publicado em Livro dos Espíritos. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Espírito x Matéria – 3 Perguntas (1)

  1. inacioqueiroz disse:

    Sobre a questão 22, hoje, a Cosmologia já reconhece que os cálculos de gravitação nos modelos do Universo e nos modelos astrofísicos para grandes estruturas (galáxias) não batem, não fecham, se não considerarmos que há mais matéria, muito mais do que a matéria observada. Convecionaram chamar esta matéria de “matéria escura” ou “matéria negra”. Nesse modelo, o universo seria formado de 23% de matéria escura, 73% de energia escura e apenas 4% para todo o restante. Esta “matéria escura” só tem 1 atributo: gravidade. Não é visível, não impressiona nenhum dos nossos sentidos, só é percebida pelo seu efeito nas estruturas do universo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s