Níveis do Estado Ordinário de Consciência

indiana2 Pragmatismo PolíticoRedação Pragmatismo

Mulheres violadas 15/Nov/2016 às 17:02

Deu na Imprensa:

Vítima de estupro coletivo, mulher cometeu suicídio após vídeo da agressão ter sido compartilhado pelo WhatsApp.
Ela chegou a ser considerada culpada pela violência que sofreu

Reportagem Completa: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/11/mulher-comete-suicidio-apos-video-de-estupro-coletivo-vazar-no-whatsapp.html

RESUMO: mulher de 40 anos, indiana, profissional de saúde, esposa e mãe, independente financeiramente, foi estuprada por 3 homens do Estado de Uttar Pradesh, onde prestava serviços comunitários. Sabia do risco que corria, havia recebido ameaças, mas não recorreu às autoridades locais porque é costume no país culpar a mulher pelos estupros.

Ainda assim, pensou em fazer a denuncia para polícia após o ocorrido. Mas a intuição dela estava certa: ela acabou sendo considerada, aos olhos do povo local, culpada por ter “atraído” os homens.

O golpe final foi quando um video do estupro passou a circular pelo Whatsapp.
Com muita vergonha, a indiana cometeu suicídio.

Ilustrando bem o comportamento local, vejam o comentário do marido:

<< Mesmo o marido de ***** (a mulher), que ficou sabendo do vídeo pelos vizinhos, afirma que sua principal suspeita é de que ela tenha feito algo para encorajar o ataque.

“Se ela tivesse me contado”, diz ele, “nós teríamos perguntado se isso foi feito com seu consentimento. Então teríamos procurado os anciãos da vila para decidir o que deveria ser feito.”

Ele não demonstra qualquer sinal de revolta com o crime – e não fez nenhum pedido de ação policial contra os estupradores. >>

o0o

LE: 621. Onde está escrita a lei de Deus?
R: “Na consciência.”

niveisTendemos a achar que todos percebem o mundo e a realidade da mesma forma que nós.
Não é verdade. Cada um está num nível de consciência diferente.

Percebemos o mundo a partir do nível de consciência onde estacionamos e ainda filtramos a realidade pelo nível de consciência do nosso grupo social.

Assim, o que parece óbvio para alguns, parece ininteligível para outros.
Quando tal ocorre entre um adulto e uma criança, conseguimos entender. É criança!
Mas … e quando ocorre entre adultos???

12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
I Corintos 13:12

As bases e os paradigmas da PSICOLOGIA CRIATIVA ( Robert de Ropp, bioquímico), inspirando-se nas experiências de George Ivanovitch Gurdjeff, classificou os níveis ordinários de consciência em:

  • Sono sem sonhos;
    fenômenos orgânicos automáticos se exteriorizam, assim mesmo sem o conhecimento da consciência, tais: respiração, digestão, reprodução, circulação sangüinea. Qual anestesiado, sem ação lúcida e vontade.

    ** Em palestra, Divaldo Franco descreve esse nível como uma constante busca para atender as necessidade do corpo: o próximo churrasco, a próxima cervejada, a próxima noite de sexo, a próxima compra, a próxima viagem …

  • Sono com sonhos;

    libera clichês e lentamente incorpora-os à realidade, passando pelas fases dramáticas – os pesadelos, os pavores – para os da libido – ação dos estímulos sexuais – e os reveladores – que dizem respeito à parcial libertação do espírito quando o corpo está em repouso.

    ** Nesse nível, os clichês orientam as buscas: o churrasco “naquela” churrascaria, a cervejada “naquele” restaurante, a noite de sexo com “aquela” pessoa famosa , a compra “daquela” marca da moda, a viagem para “aquele” lugar…

  • Sono acordado;

    determinação pessoal, aliada à vontade, conduz o ser aos ideais de enobrecimento, à descoberta da finalidade da sua existência , às aspirações do que lhe é essencial, ao auto-encontro, à realização total.

    ** A percepção de que os clichês não conduzem a verdadeira felicidade. Mas o que seria felicidade? Quais seriam as coisas que, de fato, me fazem feliz? E como saber o que me faz feliz sem saber quem sou eu?

  • Transcendência do eu;

    Divaldo Francoidentificação consigo mesmo, com a conseguinte liberação do Eu Profundo, realizando a harmonia íntima com os ideais superiores, seu real objetivo psicológico existencial.

    ** O comportamento diário começa a se alinhar com o entendimento de quem sou eu e do que seja a verdadeira felicidade. Os conflitos interiores começam a perder força.

  • Consciência cósmica;

    superação dos conflitos, das angústias, a desidentificação dos conteúdos psicológicos afligentes, permitem a iluminação e vinculação com a “Consciência Cósmica”.

    ** Diz Vianna de Carvalho (espírito): Somente os grandes mestres e guias da humanidade, em razão de suas conquistas pretéritas, logram, conscientemente, e com freqüência, esse nível de libertação cósmica (…) É um nível de consciência que exige treinamento, cuidados, sacrifício pessoal, abnegação extremada, critério de objetivo, morte na vida…

***

** Nota do autor do blog: a compreensão dos níveis de consciência colabora com a Caridade no sentido da Indulgência (doçura com as faltas alheias), do Perdão da ofensas (visto a inconsciência de cada um) e, até mesmo com o Auto Perdão (a nossa inconsciência presente e pretérita).
[Vide Questão 886 do Livro dos Espíritos]

Anúncios

Sobre inacioqueiroz

Busco estudar a obra do Chico Xavier, porta-voz de grandes inteligências. Ao longo da leitura, me emociono e reavalio minhas certezas e dificuldades. Espero que esta seja uma pequena contribuição na grande obra do bem.
Esse post foi publicado em Publicações e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s