Eurípides Barsanulfo? Quem é ?

Afirma Chico Xavier no livro
“Eurípides, o Homem e a Missão”:

Escrever sobre a vida de Eurípides seria quase o mesmo que fazer a biografia de Jesus“.

euripedesSegundo Emmanuel, Eurípides na antiguidade conheceu João, o Evangelista e foi educado por um dos pupilos de João, chamado Inácio, mantendo contato com João até ser martirizado.

– Nasceu em Minas Gerais, em 1880 (lembremos: a Escravidão foi Abolida em 1888).

– Aos 22 anos, fundou o Liceu Sacramentano e torna-se professor  (1902).

– Autodidata, adquiriu conhecimentos de Medicina e Direito, além de Astronomia, Filosofia, Matemática, Ciências Físicas e Naturais e Literatura, mesmo sem ter cursado o ensino superior.

– Líder em sua cidade por seu trabalho no magistério e na imprensa. Elegeu-se vereador, trazendo para a cidade a luz, bondes elétricos, água encanada e cemitério público.

– Católico, era o presidente da Conferência de São Vicente de Paulo.

– Fez contato com o Espiritismo aos 23 anos, pelo livro  “Depois da Morte” de León Denis.

– Passou a comparecer às sessões espíritas, ficando surpreso ao ver parentes analfabetos, incorporados, falando línguas diferentes e proferindo conceitos filosóficos com grande amplitude de conhecimentos.

– Em uma das sessões na Fazenda de Santa Maria, roga mentalmente esclarecimento pelo apóstolo João das suas dúvidas acerca das bem aventuranças. Um médium semi-analfabeto psicografa uma resposta em linguagem sublime, clareando suas dúvidas e tornando Eurípides um espírita em definitivo.

– Eurípides rompe com o Catolicismo e sua família o rechaça.

– Muda-se da casa dos pais, funda o Centro Espírita Esperança e Caridade (1905).

– É criticado e abandonado pelos amigos. Perseguido, viu-se obrigado a fechar o Liceu Sacramentano. Mas perseverou.

– Sua mediunidade eclode: médium inspirado, vidente, audiente, receitista, psicofônico, psicógrafo, de desdobramento e de bicorporeidade. Como médium receitista, psicografava prescrições do espírito Bezerra de Menezes (desencarnado em 1900).

– Cria o primeiro educandário brasileiro com orientação espírita, o Colégio Allan Kardec (1907). Além de Diretor,  ministrava aulas de Matemática, Geometria, Aritmética, Trigonometria, Ciências naturais, Botânica, Zoologia, Geologia e Paleontologia, Português, Francês, Astronomia, Inglês e Castelhano.

– Tornou-se Diretor do Sanatório Espírita de Uberaba.

euripedesestatua– Foi perseguido por parte do clero que, aliado a um médico católico de Uberaba, moveu contra ele um processo penal sob a acusação de exercício ilegal da Medicina, em 1917. O processo acabou arquivado pelo juiz da comarca.

– O Governo na época estava progredindo na Educação, e os métodos educacionais utilizados por Barsanulfo eram muito a frente de seu tempo, sendo modelo para muitos centros educacionais.

– As farmácias, o Colégio Allan Kardec e o Grupo Espírita Esperança e Caridade foram apenas algumas das obras desse homem que foi chamado “O Apóstolo do Triângulo Mineiro“.

– Desencarna em 1918, aos 38 anos, vítima da gripe espanhola. Mesmo acometido da moléstia, arrasadora para boa parte da população brasileira, Eurípedes não parou de atender aos que necessitavam.

– E continua em trabalho no plano espiritual, conforme psicografia de Chico Xavier em 30/4/1950: “A nossa marcha continua e, como sempre, irmãos meus, confirmo a promessa de seguir convosco até a suprema vitória espiritual“.

oOo

Referências:
Eurípides Barsanulfo – CEEB (Centro Espírita Eurípides Barsanulfo)
http://www.ceeb.org.br/vivo/c_euripedes2.htm

Eurípides Barsanulfo – Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Eur%C3%ADpedes_Barsanulfo

2 respostas para Eurípides Barsanulfo? Quem é ?

  1. Sueli Ruis Fazano disse:

    li o livro da vida de Eurípedes e fiquei encantada, obras como ele fez na época que se encontrava encarnado foram consideradas a trajetória de Jesus, ensinou, além de tudo educou seus alunos a encontrarem caminhos pelos quais ajudariam outras pessoas,moral e boa conduta era seus lemas e continua ainda ajudando depois de ter muito feito pela humanidade toda.Só podemos agradecer a esse honorável que santificou suas obras. De mim só posso dizer obrigada que a sua luz eterna sempre brilhe em nossos corações, que possamos um dia reencontra-lo novamente, sempre Sueli ruis fazano

    • inacioqueiroz disse:

      Muito bom, Sueli.
      Seu comentário foi perfeito.
      Confesso que comecei a conhecer mais sobre Eurípedes através das psicografias de Divaldo Franco e através desse trabalho.
      Infelizmente, os brasileiros desconhecem seus heróis nacionais.
      Mas certamente Eurípedes ainda vibra sobre toda a nação, ajudando a todos que querem progredir.
      Abração e obrigado pelo comentário.
      Inacio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s