01-Ainda Hoje

* Referência: Capítulos do Livro Justiça Divina – Chico Xavier/Emmanuel (FEB).
Objetivo: estudo de questões do livro O Céu e o Inferno (CI) de Allan Kardec.
Roteiro: Meditação – Leitura da Questão – Curiosidades.
(Meditação sobre o capítulo 01-Bom combate)
Reunião pública de 20-1-61
CI – Primeira Parte – Cap. V – Item 6

E a morte chegou!
Tão impactante quanto o nascimento, abrimos nossos olhos em lágrimas, buscando alguma referência no ambiente que nos circunda.

Procuramos as mãos amigas, os rostos familiares, emocionamo-nos com os reencontros, sentimos nossa inaptidão para o novo momento.
E as lágrimas vertem copiosamente.

Mas se o coração rejubila-se pelas afeições recebidas, muito frequentemente trazemos grande nota de tristeza e angústia pelas oportunidades desperdiçadas, pelos remorsos nos erros, pelo arrependimento nas infidelidades, pelo tempo gasto no ócio.

Compara Emmanuel: “Voltando à Pátria Espiritual, depois da morte, estamos frequentemente na condição daquele filho pródigo da parábola, de retorno à casa paterna para a bênção do amor.

O brilho do novo momento é nublado pela obscuridade da hora anterior.
Mãos abençoadas nos acolhem enquanto nos envergonhamos das nossas mãos.

E logo surge o desejo de nova encarnação!
Para que o débito seja logo quitado, para continuar a tarefa interrompida, para nos sentirmos dignos perante nossas faltas, para cumprir os deveres e compromissos planejados e deixados para amanhã, para saciar a profunda sensação de derrota nas obrigações que nos foram confiadas.

E porque a Lei nos infunde respeito à justiça, aspiramos a debitar a nós próprios o necessário burilamento e a suspirada felicidade.”  – explica Emmanuel.

Compreendendo tudo isso, precisamos agradecer ainda hoje nossas provações.

Se nosso corpo adoece, se ombreamos pessoas complicadas na rua ou em casa, se o chefe destila fel, se a dificuldade é uma constante, dispomos então de muitas oportunidades.

Todo título exterior é instrumento de serviço.” – alerta-nos Emmanuel.

Enquanto na Terra, todos temos a oportunidade do “bom combate”, como nos diz Paulo na segunda Epistola à Timóteo: “Eu combati um bom combate, acabei a minha carreira, guardei a fé.” (2Tim 4:7)

Nossos inimigos são nossos defeitos, nossas imperfeições, nosso débitos e culpas.
Todos eles nos solicitam o aperfeiçoamento individual, a verdadeira e inalterável vitória.

E, em toda a parte, o verdadeiro campo de luta somos nós mesmos.” (Emmanuel)

==&==

Leitura da Questão: O Céu e o Inferno (CI)
Primeira Parte – Doutrina

CAPÍTULO V – O PURGATÓRIO

Item 6. Devido às suas imperfeições, o Espírito culpado sofre primeiro na vida espiritual, sendo-lhe depois facultada a vida corporal como meio de reparação. É por isso que ele se acha nessa nova existência, quer com as pessoas a quem ofendeu, quer em meios análogos àqueles em que praticou o mal, quer ainda em situações opostas à sua vida precedente, como, por exemplo, na miséria, se foi mau rico, ou humilhado, se orgulhoso.
A expiação no mundo dos Espíritos e na Terra não constitui duplo castigo para eles, porém um complemento, um desdobramento do trabalho efetivo a facilitar o progresso.
Do Espírito depende aproveitá-lo.
E não lhe será preferível voltar à Terra, com probabilidades de alcançar o céu, a ser condenado sem remissão, deixando-a definitivamente?
A concessão dessa liberdade é uma prova da sabedoria, da bondade e da justiça de Deus, que quer que o homem tudo deva aos seus esforços e seja o obreiro do seu futuro; que, infeliz por mais ou menos tempo, não se queixe senão de si mesmo, pois que a rota do progresso lhe está sempre franca.

*** Curiosidades ***

-Ainda estou completamente perdido nesse novo estudo. Imagina que eu quase coloquei o texto da leitura de O Céu e o Inferno (CI) errado! Cheguei a colocar na página o item 6 do capítulo 1, fiz a leitura, não entendi NADA (rsrs), mas segui adiante. Percebi o erro quando fui formatar o cabeçalho da Leitura da Questão. Apanhei o texto correto e tudo passou a fazer sentido. Se alguém notar algum outro erro, me ajudem por caridade, mesmo sendo erro de sintaxe, grafia de uma palavra ou uma frase incoerente!
Toda contribuição será bem-vinda!

-Na leitura do texto acima, compreendemos que a reencarnação é uma nova chance para aquele que se embriagou com os prazeres do mundo e não se corrigiu. Lembrando que existe prazer não só no álcool, no sexo, no fumo, no jogo e na comida. Tem gente que sente prazer em brigar, em fofocar, em esportes radicais ou não, em ver televisão, em trabalhar compulsivamente, em juntar dinheiro, em ler desarvoradamente sem meditar, em assistir centenas de filmes, em viajar o tempo todo, e vai por aí. Até mesmo a paixão por alguém não deixa de ser um vício que, se alimentado, nos devora as oportunidades de renovação. Excesso é sempre indicativo de desequilíbrio.

-Mas se as viciações são tantas, como lidar com elas? Todas as coisas existem por concessão da Divina Providência. O álcool em si não é ruim, mas pode se tornar ruim pelo uso que faço dele. Fazer exercício é maravilhoso, mas se isso é compulsivo e devora todo tempo que tenho, pode ter se tornado um vício ou uma fuga da minha realidade e precisa ser revisto. Ver televisão pode ser instrutivo, mas tenho guardado algum tempo para conversar com a família? Qual o bom uso que tenho feito das minhas leituras? Essa é a difícil tarefa de santificar todas as pequenas coisas da minha caminhada. Difícil, não? 

-Por fim, o texto também nos mostra que o suicídio é uma forma muito tola de fugir da dor. É jogar fora nossa melhor oportunidade de encontrar a verdadeira paz!!

2 respostas para 01-Ainda Hoje

  1. claudie (Di) disse:

    Ficou muito bom!! Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s