05-Pronto-socorro

* Referência: Capítulos do Livro Justiça Divina – Chico Xavier/Emmanuel (FEB).
Objetivo: estudo de questões do livro O Céu e o Inferno (CI) de Allan Kardec.
Roteiro: Meditação – Leitura da Questão – Curiosidades.
(Meditação sobre o capítulo 05-Espiritismo explicando)
Reunião pública de 3-2-61
CI – 1a Parte – Cap. I – Item 14.

Comida, casa, saúde, família, profissão, dinheiro … falta algo?

Segundo Maslow, quando nossas necessidades mais elementares são atendidas, outras necessidades emergem.

Eu vivenciei isso.
Estava num ônibus rumo à faculdade quando me perguntei:
-Será que a vida é só isso? Amanhecer, comer, estudar, trabalhar, dormir e morrer?
E uma grande angústia me abateu.

Nesse capítulo, Emmanuel nos leva a perceber que a Doutrina Espírita não só nos acolhe em nossa necessidade de entender, mas ainda em nossas ânsias mais profundas.

O que será nosso futuro?

Depende do que fizermos no nosso presente, responde a Doutrina.

Buscando conhecer-me, extirpando defeitos e alimentando virtudes, nada há que temer.

Por que das doenças, deformidades, das dores que me limitam
ou que maltratam a quem amo?
A Doutrina Espírita asserena nosso coração, esclarecendo que o corpo funciona como veículo temporário para nossa correção, limpeza e evolução em uma caminhada eterna.

Por que tantos problemas em casa?
Aprendemos na Doutrina que o lar é oportunidade para o amor, para o perdão e reencontro. Renovação de quem somos pelo atrito com os que não comungam com nossas idéias e ideais.

E como prosseguir após a morte de quem amamos?
A Doutrina nos socorre, provando que o túmulo não é o fim, nem o berço é o início. Permanecendo no esforço sincero de ascensão, estaremos, um dia, todos juntos de novo.

E a justiça de Deus para tantas coisas erradas, para o sofrimento dos inocentes, onde está?
A Doutrina Espírita nos ilumina, explicando que somos sempre herdeiros de nós mesmos, de todo bem e todo mal que fizermos nessa e em muitas encarnações.

Aflitos, percebemos quantas pessoas parecem bitoladas perante verdades óbvias que hoje compreendemos tão facilmente! Quem sabe devemos ir gritar em praça pública?

Ainda para essa angústia, a Doutrina Espírita nos tranqüiliza, lembrando que não devemos violentar ninguém, considerando sempre a possibilidade de entendimento de cada um.

Lembra Emmanuel:”… que a fé, para nutrir-se de luz, deve ser raciocinada, em bases de lógica, porquanto, diante das Leis Divinas, cada consciência é responsável pelos próprios destinos.

Sim, a Doutrina Espírita tem nos socorrido continuamente.
Mas nós temos mantido pronto o nosso socorro à Doutrina que tanto nos ampara?

É necessário valorizar a Doutrina que tanto nos valoriza.
Sustentar-lhe a integridade e a pureza, perante Jesus que a chancela, é procurar o nosso aperfeiçoamento e trabalhar por nossa união.” (Emmanuel)

==&==

Leitura da Questão: O Céu e o Inferno (CI)
Primeira Parte – Doutrina
CAPÍTULO I – O PORVIR E O NADA

Item14. Instintivamente tem o homem a crença no futuro, mas não possuindo até agora nenhuma base certa para defini-lo, a sua imaginação fantasiou os sistemas que originaram a diversidade de crenças. A Doutrina Espírita sobre o futuro — não sendo uma obra de imaginação mais ou menos arquitetada engenhosamente, porém o resultado da observação de fatos materiais que se desdobram hoje à nossa vista — congraçará, como já está acontecendo, as opiniões divergentes ou flutuantes e trará gradualmente, pela força das coisas, a unidade de crenças sobre esse ponto, não já baseada em simples hipótese, mas na certeza.
A unificação feita relativamente à sorte futura das almas será o primeiro ponto de contacto dos diversos cultos, um passo imenso para a tolerância religiosa em primeiro lugar e, mais tarde, para a completa fusão.

*** Curiosidades ***

Abraham Maslow (1 de Abril de 1908, Nova Iorque8 de Junho de 1970, Califórnia) foi um psicólogo americano, conhecido pela proposta hierarquia de necessidades de Maslow. A hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de “escalar” uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Abraham_Maslow)

-No item 14 do texto de O Céu e o Inferno (vide acima), Kardec faz uma previsão de que o primeiro ponto da futura concordância entre as religiões será sobre o futuro das almas. De fato, já venho observando sinais de que a idéia da reencarnação é cada vez mais comum em todos os grupo religiosos, mesmo entre aqueles que discordam por diferenças doutrinárias. Os filmes, as novelas, os livros e outros estão transformando esta idéia em algo tão corriqueiro que as pessoas passam a debater sua consistência sem considerar possíveis preconceitos. Ou seja, o mundo está lentamente mudando o patamar de consciência.

-De que forma posso eu socorrer, amparar, valorizar a Doutrina que tanto valoriza minha vida? Cada vez que levo para algum grupo um texto desconhecido, cada vez que conheço melhor algum pequeno item básico da Doutrina, cada vez que busco a concórdia das partes em um debate sadio, eu estarei valorizando, amparando e socorrendo TODA a Doutrina Espírita. O grande objetivo dos espíritos com a Doutrina é que nos irmanemos dentro de um entendimento superior da vida. Cada irmão que compreende algo melhor, cada laço que ajudamos a solidificar na união dos amigos, cada esclarecimento que embasa a fé de alguém é um passo a mais nessa grande caminhada.

-Alguns irão lembrar que o nome “Pronto-socorro” significa o hospital ou o carro (ou ambulância) que presta socorro prontamente para nossas emergências. Imagino que a Doutrina Espírita também nos serve dessa forma. Mas tive dificuldade de grafar a palavra: com ou sem hífen? Pelo atual acordo da língua portuguesa, não teria. Segundo li na Internet, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) aceita o hífen para este caso porque é uma grafia consagrada pelo uso popular.
Confira em http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=26564 

Anúncios

6 respostas para 05-Pronto-socorro

  1. Mariza Vilela da Silva disse:

    MARAVILHOSO ESSE TEXTO, BASTANTE INFORMATIVO.ADOREI!
    ABRAÇOS.
    MARIZA.

    • inacioqueiroz disse:

      Que bom, Mariza.
      Todo mérito para a dupla Chico/ Emmanuel.
      A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é divulga-la.
      Logo. se vc sente que tem essa possibilidade, não a perca.

      Abração,
      Inacio

  2. daniel disse:

    Parece resultar disso que a busca entao,se inverte, mas se os valores estão invertidos, como se fará a partir de agora, a mudança correta dos postulados da vida de alguem?

    E qual o peso das outras partes da piramide? terá de abrir mao de algo ?

    • inacioqueiroz disse:

      Na verdade, ao atendermos necessidades mais básicas, nós reduzimos nossas tensões orgânicas.
      Isso nos permite una certa tranquilidade para atender a necessidade seguinte.
      Por exemplo, é mais fácil procurar uma casa nova sem ter fome.

      De fato, há uma inversão porque necessidades menos básicas tornam-se mais importantes,
      Mas, por haver menos tensão orgânica, nossos conceitos éticos e morais podem ser revistos, repensados e treinados.
      Após longuíssimo treino, quando voltarmos para neceesidades mais básicas, nossa moral nos impulsionará para uma ação menos animalizada, tornando-se fácil nos manter civilizados mesmo na hora do transe.

      Em outras palavras, é na hora da bonança que precisamos treinar ser uma pessoa boa.
      Espero ter sida claro.
      Abração,
      Inacio

  3. ricardosalles82@yahoo.com.br disse:

    Muito bom este capítulo!
    abraços
    Ricardo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s