08-No Esforço

* Referência: Capítulos do Livro Justiça Divina – Chico Xavier/Emmanuel (FEB).
Objetivo: estudo de questões do livro O Céu e o Inferno (CI) de Allan Kardec.
Roteiro: Meditação – Leitura da Questão – Curiosidades.
(Meditação sobre o capítulo 08-Merecimento Maior)
Reunião pública de 13-2-61
CI – 1a Parte – Cap. VII – Item 12.

08-jesus-ensina

Livro dos Espíritos, pergunta 886.
Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?

Benevolência para com todos,
indulgência para as imperfeições dos outros,
perdão das ofensas.

Repararam que na resposta dada a Kardec pelos espíritos não foi citada a doação material?

08-DoacaoApesar da doação material estar implícita na benevolência (do latim benevolentia, franca medieval bene volirbem querer), o objetivo primeiro da afirmação é desenvolver nosso sentimento de bem querer por todas as pessoas.
Este objetivo é alcançado pelo autoconhecimento e pelas muitas ações no bem, inclusive através da doação material.

Costumamos efetuar a doação material usando aquilo que nos sobra, que não nos fará falta. Claro que, ainda assim, há grande mérito nesse esforço porque alcança o necessitado onde ele muito precisa.

08-Chico alimentaMas até onde a minha caridade tem gerado um movimento de crescimento real em meu interior?

Nesse capítulo, Emmanuel nos traz algumas dicas de como enriquecer nossa atividade de caridade para que tenhamos maior proveito interior em nossas ações.

Ao entregar o alimento que ampara o faminto, leva também, se possível, um pouco de conhecimento, sem ostentar virtudes ou exibir-se.

Ao agasalhar o desabrigado, procura também levar-lhe algo que tenha sido produzido por suas mãos, nas horas dedicadas a confeccionar um bem para reconfortar quem nada tem.

Junto com o remédio ao doente, entrega ainda, quando possível, palavras de esperança e coragem.

08-DedicandoAlém das provisões que sobram em nossa casa, levemos ainda nossas horas ociosas como doação, para dividir orientações, entendimentos e ajudar nossos irmãos a equacionar os problemas do cotidiano.

Ajudar os companheiros em momentos de tranquilidade e harmonia tem seu mérito. Amparar estes mesmos companheiros na hora da provação e da dor tem mérito maior ainda.

Orar com os irmãos de fé nos dias de paz é ação abençoada.
Orar com estes mesmos irmãos nos dias de luta, dores e aflições é benção muito maior.

08-PerdaoSe temos compromisso em trabalhar no beneficio de quem nos procura na Casa Espírita, lembremos de trabalhar também a renúncia silenciosa pela felicidade de quem divide conosco um lar, um trabalho assalariado, uma condução ou tantos outros ambientes do dia a dia.

Se nos esforçamos nas desculpas às ofensas, tenhamos ainda esforço extra na reconciliação junto ao ofensor, por iniciativa nossa, trabalhando intensamente a nossa humildade e renúncia.

08-Obulo

Óbulo da Viúva

Todo bem, qualquer que ele seja, é bênção creditada a favor de quem o pratica.” – nos lembra Emmanuel.

Cada migalha de amor que ofertamos à vida será devolvida pela vida em forma de amor, paz, harmonia, amparo e confiança.

Contudo, todo o bem praticado com sacrifício tem merecimento maior.” (Emmanuel)

==&==

Leitura da Questão: O Céu e o Inferno (CI)
Primeira Parte – Doutrina
CAPÍTULO VII – AS PENAS FUTURAS SEGUNDO O ESPIRITISMO

Código Penal da Vida Futura

O Espiritismo não vem, pois, com sua autoridade privada, formular um código de fantasia; a sua lei, no que respeita ao futuro da alma, deduzida das observações do fato, pode resumir-se nos seguintes pontos:

12º — Não há regra absoluta nem uniforme quanto à natureza e duração do castigo: — a única lei geral é que toda falta terá punição, e terá recompensa todo ato meritório, segundo o seu valor.

*** Curiosidades ***

-Desde cedo, aprendi que a caridade inicia primeiramente com a doação do que temos. Com a nossa maturidade, descobrimos que a verdadeira caridade está na doação daquilo que somos. Esta é bem mais difícil porque fere nossos interesses em utilizar nosso bem mais precioso, o tempo, em favor de nossos gozos imediatos. Dificuldade que nasce na ignorância do que seja a verdadeira felicidade!

-Ao ler o texto desta semana, o texto 08 do livro Justiça Divina, eu imediatamente pensei em construir a meditação em torno da passagem do Óbolo da Viúva. Mas, após iniciar as orações solicitando apoio do mais alto, a inspiração sempre iniciava na pergunta 886 do LE. Como procuro ser obediente, fiz como inspirado. Mas vou publicar abaixo essa passagem do Evangelho tão importante e eloquente:

5E estando Jesus assentado defronte donde era o gazofilácio, observava ele de que modo deitava o povo ali o dinheiro; e muitos, que eram ricos, deitavam com mão larga. E tendo chegado uma pobre viúva, lançou duas pequenas moedas, que importavam um real. E convocando seus discípulos, lhes disse: Na verdade vos digo, que mais deitou esta pobre viúva do que todos os outros que deitaram no gazofilácio. Porque todos os outros deitaram do que tinham na sua abundância; porém esta deitou da sua mesma indulgência tudo o que tinha, e tudo o que lhe restava para seu sustento. (Marcos, XII: 41-44 – Lucas, XXI: 1-4).
(De http://evangelhoespirita.wordpress.com/capitulos-1-a-27/cap-13-que-a-mao-esquerda-nao-saiba-o-que-faz-a-direita/o-obolo-da-viuva/)

gazofilácio : sm (gr gazophylákion) 1 Cofre de jóias. 2 Tesouro. 3 Antig gr Lugar do templo em que se guardavam os vasos e se recolhiam as oferendas.

óbolo : sm (gr obolós) 1 Pequena moeda da antiga Grécia. 2 Pequeno donativo ou esmola.

-Eu achava que era “óbulo” com “u”. O VOLP diz que não existe, que é “óbolo”. Santa Ignorância, Batman ! rsrs. Outro dado curioso é a quantidade de páginas espíritas que meditam sobre esta passagem. Isso mostra como os espíritas se preocupam em capturar o verdadeiro sentido da caridade.

-Quando o padre da Paróquia disse para minha tia que sua doação tinha valor menor porque era o excedente de sua fartura, minha tia nunca mais doou nada! Não vamos, é claro, cair nesse extremo. Toda doação tem seu valor para quem recebe e mérito para quem doa. Mas, se tem sido MUITO fácil doar, sinal que devemos meditar em como intensificar nosso esforço em prol de nossa evolução.

Anúncios

2 respostas para 08-No Esforço

  1. Muito bom relembrar o que já tinhamos lido, isso nos fortalece ainda mais na fé e na caridade. Procuremos sempre tentar colocar na prática o aprendizado oferatdo pelos nossos mesrtres…

    • inacioqueiroz disse:

      Que bom que gostou, Angela.
      É verdade, temos que reler as lições até que, um dia, tenhamos tudo decorado e naturalmente executado em nosso dia a dia.
      Até lá, vamos buscando ajuda uns nos outros para encontrar os caminhos de nossa correção.
      Vamos treinando sermos bons para que venhamos a ser de fato no futuro.
      Abração e obrigado pelo gentil comentário.
      Inacio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s