17-Na Hora da Crise

* Referência: Capítulos do Livro Justiça Divina – Chico Xavier/Emmanuel (FEB).
Objetivo: estudo de questões do livro O Céu e o Inferno (CI) de Allan Kardec.
Roteiro: Meditação – Leitura da Questão – Curiosidades.
(Meditação sobre o capítulo 17-Exames)
Reunião pública de 17-3-61
CI – 1a Parte – Cap. VII – Item 3 inciso 33.

17-JekyllHideJá aconteceu de você abordar alguém, levando uma notícia tola ou fazendo um comentário sem maiores pretensões, e a pessoa SURTAR na sua frente?

Ficamos meio atônitos, sem saber o que fizemos, perguntando “de onde veio o caminhão que me atropelou?“.

De alguma forma, naquela hora, as nossas palavras atingiram pontos doloridos, em grande desarmonia no interior da outra pessoa. E a pessoa reagiu muito mal.

“A dor é agente de fixação, expondo-nos a verdadeira fisionomia moral.
“O sofrimento é fotógrafo oculto.” – explica Emmanuel.

Quando estamos diante da dor, aspectos desconhecidos ou surpreendentes do nosso interior podem aflorar, podem momentaneamente se “fixar” em nossa imagem social.

17-fredric march dr jekyll and mr hyde 10Dependendo da intensidade, chega mesmo a parecer que outra pessoa surgiu.

Logo, os problemas, as notícias, os comentários funcionam qual exames radiográficos, sondando onde estamos em paz e onde ainda estamos em surto.

Em cada provação, temos chances de colocar nossa saúde mental e emocional à prova, verificando nossas idéias e sentimentos que envolvem cada assunto.

Isso tudo em todos os momentos de nossa vida, entrando a Sabedoria Divina no mérito de cada pequeno valor que nós acalentamos:

17-Colhendo“Cultura nobre granjeia tarefas enobrecidas.
“Virtude alcança merecimento.
“Quem aprende pode ensinar.
“Quem semeia o melhor adquire o melhor.
“Quem ajuda sem recompensa colhe apoio espontâneo.” – assinala Emmanuel.

Na verdade, nosso porto seguro é, e sempre será, o serviço do bem.

Mesmo quando desorientados, mesmo na provação, mesmo na sombra ou no sofrimento, o bem que fizermos sempre advogará por nós, em toda parte.

17-tempestade1Sim, certamente carregamos trechos sombrios ainda desconhecidos em nosso íntimo.

Porém, nenhuma dificuldade é impossível de ser superada.
Nenhum desafio é impossível de ser vencido.
Nenhuma virtude é impossível de ser alcançada.

Todos temos a vontade por alavanca de luz e toda criatura, sem exceção, demonstrará a quantidade e o teor de luz que entesoura em si própria, toda vez que chamada a exame, na hora da crise.”  (Emmanuel)

==&==

Leitura da Questão: O Céu e o Inferno (CI)
Primeira Parte – Doutrina
CAPÍTULO VII – As Penas Futuras Segundo o Espiritsmo 

3- CÓDIGO PENAL DA VIDA FUTURA

O Espiritismo não vem, pois, com sua autoridade privada, formular um código de fantasia; a sua lei, no que respeita ao futuro da alma, deduzida das observações do fato, pode resumir-se nos seguintes pontos:

1º — A alma ou Espírito sofre na vida espiritual as conseqüências de todas as imperfeições que não conseguiu corrigir na vida corporal. O seu estado, feliz ou desgraçado, é inerente ao seu grau de pureza ou impureza.

33º — Em que pese à diversidade de gêneros e graus de sofrimentos dos Espíritos imperfeitos, o código penal da vida futura pode resumir-se nestes três princípios:

1º — O sofrimento é inerente à imperfeição.

2º — Toda imperfeição, assim como toda falta dela promanada, traz consigo o próprio castigo nas conseqüências naturais e inevitáveis: assim, a moléstia pune os excessos e da ociosidade nasce o tédio, sem que haja mister de uma condenação especial para cada falta ou indivíduo.

3º — Podendo todo homem libertar-se das imperfeições por efeito da vontade, pode igualmente anular os males consecutivos e assegurar a futura felicidade.

A cada um segundo as suas obras, no Céu como na Terra: — tal é a lei da Justiça Divina.

*** Curiosidades ***

-Já estive envolvido com mais de uma pessoa com este perfil: tudo estava bem, sorrisos, alegrias, paz, até que uma palavra era dita, um assunto era abordado e as portas do inferno se abriam. Nossa, era uma grande montanha russa! Brigas, bate boca, palavrões, lágrimas, tudo de ruim! Claro, quem era obrigado a morar com uma pessoa assim, acabava adoecendo ou fugindo de casa. Se você mora com uma pessoa com este perfil, procure apoio psicológico para você. Certamente, você está sofrendo! Com o tempo, algumas doenças poderão aparecer.

Distimia ou Transtorno Distímico é um tipo de depressão diferente. A pessoa está sempre irritada por pouco, sempre negativa, não tem prazer com a vida e não se diverte. A pessoa trabalha, estuda, não fica chorosa nem apática, cuida da vida com um ar de normalidade, mas tudo é motivo para brigas e nada nunca agrada. Quando descobri que este quadro patológico existe, passei a entender muitas pessoas que conheci. Mal sabem que com um pouco de terapia e um pouco de remédio, suas vidas seriam muito melhor.

-E se essa pessoa irritada, irascível e sem prazer de viver sou eu? O que devo fazer?
Vamos começar lembrando o que diz os espíritos no Livro dos Espíritos (LE):
845. Não constituem obstáculos ao exercício do livre-arbítrio as predisposições
instintivas que o homem já traz consigo ao nascer?
“As predisposições instintivas são as do Espírito antes de encarnar. Conforme seja  este mais ou menos adiantado, elas podem arrastá-las à prática de atos repreensíveis, no que  será secundado pelos Espíritos que simpatizam com essas disposições. Não há, porém,  arrastamento irresistível, uma vez que se tenha a vontade de resistir. Lembrai-vos de que  querer é poder.”
Portanto, vamos à luta! Sempre teremos chance de nos modificar, nem que seja lentamente. Médicos, terapias, exercícios físicos, recondicionamentos, amigos, caridade, boas leituras, prática do perdão e do autoperdão, reflexão sobre nossas atitudes a cada dia, observações dos amigos, TUDO conta para nossa modificação ao longo de décadas. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s