27-Livres

* Referência: Capítulos do Livro Justiça Divina – Chico Xavier/Emmanuel (FEB).
Objetivo: estudo de questões do livro O Céu e o Inferno (CI) de Allan Kardec.
Roteiro: Meditação – Leitura da Questão – Curiosidades.
(Meditação sobre o capítulo 27-Nos Círculos da Fé)
Reunião pública de 5-5-61
CI – 1a Parte – Cap. I – Item 12.

27-ReverênciaAcende a flama da reverência, onde observes lisura na idéia religiosa.
– solicita Emmanuel.

O simples fato de estar desencarnando sob os cuidados do Dr. Bezerra de Menezes já era motivo de imenso júbilo.

27-bezerra de menezesMas Jacob ainda foi amparado pela filha e recebeu a benção do imediato acolhimento para uma Colônia Espiritual, sem estagiar em áreas umbralinas.

Ele tinha merecimento!
Afinal, ele havia abraçado o trabalho com extrema dedicação em suas últimas décadas de encarne, chegando mesmo a ser Diretor da Federação.
Nada mais justo.

Mas, curiosamente, dos 15 recém-desencarnados que seriam transportados da crosta para a Colônia Espiritual, não era Jacob o espírito em melhores condições.

Pode imaginar você quem era?

Se pensou que era algum outro espírita, você errou.
Conhecer a Doutrina Espírita é passo fundamental, mas carece ainda de vários outros passos, qual estudo, vivência, autoconhecimento e recondicionamento para nos libertar em todas as expressões.

27-IndependenteQuem sabe um evangélico, comprovando que as idéias Protestantes de conversão são verídicas em toda sua extensão?

Não, também não era.

Quem sabe um espiritualista independente, levando-nos a repensar nossos estereótipos do que seja umaboa religião“?

Não, não era.

Poderia ser um materialista ateu, mostrando assim que a ausência da religião não é impedimento para quem deseja comungar com a Divindade por caminhos pessoais?

Também não.

O espírito mais equilibrado, claramente harmonizado, feliz, único do grupo de recém-desencarnados a ostentar suave radiosidade aureolando o peito era uma agradável professora católica do subúrbio da cidade.

27-IndioNessa meditação, Emmanuel observa que as expressões de confiança no Criador são tão múltiplas quantos são os estágios evolutivos da criatura.

Um índio com chocalhos, um ritual com atabaques, alguém que carrega uma cruz por quilômetros ou que sobe centenas de degraus de joelhos para honrar a Infinita Bondade.

Tem aqueles que dançam exoticamente, tem aqueles que cantam e oram aos gritos, tem os que se cercam de patuás e amuletos, números e símbolos místicos, beberagens e repetições.

Os que fazem voto de solidão, que vêem no ócio um sacrifício ao Criador.
Os santuários riquíssimos que julgam agradar ao Senhor do Universo com pedrarias.
E tem ainda os que se qualificam embaixadores dos Céus, com prerrogativas especiais.

27-DevotoObserva Emmanuel: “Ainda assim,  toda vez que se mostrem sinceros, não lhes negues consideração e respeito.

Para cada estágio evolutivo de cada criatura, há os símbolos que lhes tocam o coração, há as disciplinas que lhes são importantes para o bom andamento do respectivo crescimento interior.

Não devemos, porém, abraçar suas ilusões alegando postura fraterna.

… a verdadeira fraternidade se movimenta a favor dos companheiros de evolução, clareando-lhes o raciocínio sem violentar-lhes o sentimento.” – diz Emmanuel.

27-TodosPreconceito, nunca!
Junto deste, sempre seguirão a crueldade, as perseguições e os suplícios em nome da fé.

Completa Emmanuel: “Se a Doutrina Espírita já te alcançou o entendimento, apoiando-te a libertação interior e ensinando-te a religião natural da responsabilidade com Deus em ti mesmo, recorda a promessa do Cristo:
–  ‘Conhecereis a verdade e a verdade, afinal, vos fará livres.’”

==&==

Leitura da Questão: O Céu e o Inferno (CI)
Primeira Parte – Doutrina
CAPÍTULO I – O PORVIR E O NADA

Item 12. Todas as religiões houveram de ser, em sua origem, relativas ao grau de adiantamento moral e intelectual dos homens: estes, assaz materializados para compreenderem o mérito das coisas puramente espirituais, fizeram consistir a maior parte dos deveres religiosos no cumprimento de fórmulas exteriores.

Por muito tempo essas fórmulas lhes satisfizeram a razão; porém, mais tarde, porque se fizesse a luz em seu espírito, sentindo o vácuo dessas fórmulas, uma vez que a religião não o preenchia, abandonaram-na e tornaram-se filósofos.

*** Curiosidades ***

-No livro Voltei!, fica bem nítida a decepção do irmão Jacob quando percebe que, apesar de todos os seus esforços, não conseguiu tanta iluminação quanto a professora. Todos nós precisamos trabalhar nossas vaidades sempre!

-Precisamos dedicar sempre o devido respeito a cada expressão religiosa. O fato daquela vertente de entendimento não satisfazer nossas necessidade emocionais ou intelectuais, não significa que não tenha adeptos em mais largo adiantamento emocional, intelectual ou moral que o nosso. Lembremos que os “Bodsatvas”, os ascencionados, retornam a Terra e se posicionam onde eles são mais necessários para o bem de todos.

-Bezerra de Menezes é realmente uma referência dentro do Espiritismo. Sua atividade de amparo como médico e sua diplomacia é abençoada em várias obras. Há quem defenda que sua encarnação mais antiga foi como Zaqueu, o publicano que converteu-se em contato com Jesus. Alegam ainda que ele passa a seguir Jesus sob o nome de Matias. Como sabemos, após a morte de Judas Iscariotes, os apóstolos se reúnem e convidam Matias para se tornar o novo apóstolo (Atos 1:21). Tudo verdade? Um dia saberemos … 

-Frei Leonardo Boff perguntou ao Dalai Lama: – Qual a melhor religião?
Em resposta, recebeu um sorriso e as seguintes palavras:
– A melhor religião é aquela que te faz uma pessoa melhor!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s