40-Luz Presente

* Referência: Capítulos do Livro Justiça Divina – Chico Xavier/Emmanuel (FEB).
Objetivo: estudo de questões do livro O Céu e o Inferno (CI) de Allan Kardec.
Roteiro: Meditação – Leitura da Questão – Curiosidades.
(Meditação sobre o capítulo 40-Divino Amparo)
Reunião pública de 19-6-1961
CI – 1a Parte – Cap. X – Item 16.

40-soberba-atualSoberba
o pecado base para todos os outros Pecados Capitais
assim declarou o monge Evágrio do Ponto.

Quando elaborou sua famosa lista de erros que impediam o homem de alcançar o céu, o monge Evágrio enumerou 8 Pecados, colocando a vaidade separada da soberba, esta última no sentido de orgulho.

C40-Autoestimaoube ao Papa Gregório I unificar estes dois termos como apenas Soberba, formando os conhecidos 7 Pecados Capitais da tradição Católica.

Mas por que a Soberba, exprimindo orgulho e vaidade, seria tão grave?
Segundo Evágrio, nenhuma outra tentação, seja luxúria, gula ou avareza por exemplo, consegue atingir um anjo, com exceção da Soberba.

Lembremos que, segundo a tradição Católica ditada por São Jerônimo, teria sido a Soberba de achar-se melhor que Adão e igual a Deus que teria provocado a queda de Lúcifer, a “Estrela da Manhã”.

Nesse capítulo, Emmanuel reafirma a ideia de que a Providência Divina acolhe a todos igualmente, assim como o sol aquece desde belas criaturas aladas até os últimos vermes enfurnados no solo.

40-MaeNão só os virtuosos, mas todos os filhos da criação recebem amparo incessante do Amor Infinito.

Cachoeiras embelezam grandes crateras e abismos.
Ribeirinhos dessedentam regiões áridas.

Estrelas rebrilham na noite escura.

E mesmo espinheiros são abençoados com belas flores.

Pais e mães acolhem filhos quais se fossem anjos tutelares.

Mestres lutam por desenvolver a criatividade e a cultura alheia.

Doutores trabalham pela saúde de populações.

40-O-VERDADEIRO-AMORVoluntários se prontificam no amparo dos desvalidos.

Não estranhes, assim, a atitude dos Espíritos benevolentes que estendem as mãos, através da mediunidade, a companheiros do mundo que te
pareçam indignos.
” – observa Emmanuel.

Inúmeros são os exemplos do amor
que floresce entre a jaça.

O lírio que floresce no estrume.
O amor de mãe escravizado ao filho ingrato.

40-bom-pastorLogo, se um irmão, reconhecidamente marginal ou viciado, te fale de esperanças e consolações recebidas por ele de um Plano Superior, acende junto com ele a chama do respeito e da reverência, na certeza da luz presente que veio dissipar nossas trevas.

E se alguém dogmatiza, acerca de supostos privilégios na Criação, não olvides que o Criador é Bondade e Justiça para todas as criaturas, refletindo no Cristo que asseverou claramente não ter vindo à Terra para curar os sãos.”.
(Emmanuel)

==&==

Leitura da Questão: O Céu e o Inferno (CI)
Primeira Parte – Doutrina
CAPÍTULO X – INTERVENÇÃO DOS DEMÔNIOS NAS MODERNAS MANIFESTAÇÕES

Item 16. “Assim, os seres misteriosos que acodem ao primeiro  apelo do herege, do ímpio ou do crente — o que importa dizer: — da inocência ou do crime — não são nem enviados de Deus, nem apóstolos da verdade e da salvação, mas fatores do erro e agentes do inferno.”

Estas palavras persuadem que Deus não permite a manifestação de bons Espíritos que possam esclarecer e salvar da eterna perdição o herege, o ímpio e o criminoso!

Somente os prepostos do inferno se lhes envia, para mais mergulhá-los no lodaçal. Pesa dizê-lo, mas, segundo a Igreja, Deus não envia à inocência senão seres perversos para seduzi-la!

Essa Igreja não admite entre os anjos, entre as criaturas privilegiadas de Deus, um ser bastante compassivo que venha em socorro das almas transviadas! Para que servem, pois, as brilhantes qualidades que exornam tais seres? Acaso e tão-somente para seu gozo pessoal? E serão eles realmente bons, quando, extasiados pelas delícias da contemplação, vêem tantas almas no caminho do inferno sem que procurem desviá-las? Mas isso é precisamente a imagem do egoísmo desses potentados que, impiedosos na farta opulência, deixam morrer à fome o mendigo que lhes bate à porta!

É mais ainda: É o próprio egoísmo arvorado em virtude e colocado aos pés do Criador!

Mas vós vos admirais que bons Espíritos venham ao herege e ao ímpio, certamente porque vos esquecestes desta parábola do Cristo: — “Não é o homem são que precisa de médico.” Então não tendes um ponto de vista mais elevado que o dos fariseus daquele tempo? E vós mesmos, vós vos recusareis mostrar o bom caminho ao descrente que vos chamasse? Pois bem: os bons Espíritos fazem o que faríeis; dirigem-se ao ímpio para dar-lhe bons conselhos. Oh! em lugar de anatematizardes as comunicações de além-túmulo, melhor fora bendissésseis os decretos do Senhor, admirando-lhe a onipotência e bondade infinitas.

*** Curiosidades ***

40-soberba-A primeira figura desse estudo deveria ser a descrição de Dante Alighieri dos sofrimentos vividos por aqueles que alimentaram a Soberba.  Achei a figura ao lado que parecia fazer referência a soberba e parecia ser o que eu queria.
Não é!
Descobri que a figura faz referência ao sofrimentos dos avarentos.
Não encontrei nenhuma figura ou tratamento específico para os soberbos narrado por Dante. Mas encontrei referência a penitência de Lúcifer, preso no Nono Circulo do Inferno (de Dante), no centro da Terra, onde teria um lago gelado conhecido como Cocite, o lago das lamentações, prisão de todos os traidores, como Caim, Judas e Brutus. Se hoje a descrição ainda impressiona, imagino a histeria que causou na Idade Média!!

-O Espiritismo nos mostra que os sofrimentos descritos por Dante não são carnais, visto que não há no plano espiritual as dores físicas que nós conhecemos. Os sofrimentos são morais, emocionais e/ou psicológicos. Entretanto, como lá estaremos privados do corpo físico, que amortece e drena vários dos nossos surtos e rompantes, tudo que acontece lá é muitas vezes mais intenso. São imensas tristezas, imensas raivas, imensas gulas, imensos apegos e assim por diante. Cuidemos, então, de harmonizar e abrandar nossos desejos, paixões e dívidas, antes que sejamos chamados a percebê-los face a face, sem o alívio do corpo físico!

-Quando é que vamos parar de achar que médium é anjo ou santo encarnado?
É o mesmo que achar que um rádio é um grande virtuoso da música porque ouvimos uma belíssima orquestra tocar através dele!
Ô, acorda pra vida! Se médium fosse um ser perfeito, não tinha reencarnado! rsrs

-Existe a chamada Soberba grupal: nacionalismo, credo, raça, um time, etc. Exemplo disso é a doutrina de superioridade da raça ariana, utilizada pelo Nazismo.

-Numa época que valoriza tanto a autoestima, como lidar com a soberba?
Divaldo Franco nos diz que “felicidade é a perfeita sintonia entre quem sou e como me vejo.” Portanto, nem superior, nem inferior, apenas a honestidade daquilo que sei e que posso e daquilo que não sei e ainda não posso. Na dúvida, usemos sempre da humildade, mas convictos do amparo superior perante os desafios nobres.

2 respostas para 40-Luz Presente

  1. Excelente texto para estudo e auto avaliação.Como estamos nos portando diante de nós mesmo e do próximo? Somos aprendizes do EVANGELHO do MESTRE JESUS ou nos consideramos bastante evoluídos para aprender estudando e praticando? Há soberba em nós? Este texto e indagações nos fazem refletir e repensar nossos atos e comportamentos.Gostei muito e vou fazer a minha reflexão e auto análise.

    • inacioqueiroz disse:

      Que bom, Eliza.
      Todo mérito aos mestres Emmanuel e Chico Xavier, verdadeiras fontes dessas ideias.

      A maior caridade que podemos fazer para a Doutrina Espírita é divulgá-la.
      E que suas reflexões e auto análises sejam bastante produtivas.

      Abração,
      Inacio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s