57-Amanhã

* Referência: Capítulos do Livro Seara dos Médiuns – Chico Xavier/Emmanuel (FEB).
Objetivo: estudo de questões do Livro dos Médiuns (LM) de Allan Kardec.
Roteiro: Meditação – Leitura da Questão – Curiosidades.
(Meditação sobre o capítulo 57-Futuro)
Reunião pública de 8-8-60
Questão LM no.289 inciso 7.

No início de 2011, a Nasa e a SEE (Science & Entertainment Exchange, um grupo de físicos que faz campanha por uma ficção científica mais autêntica) elegeram o filme2012como o mais absurdo filme do gênero ficção científica.

Concorreu, entre outros, com “Armageddom” (Bruce Willis e Ben Affleck), com “O Sexto Dia” (Schwarzenegger) e com os elogiados Blade Runner (Harrison Ford) e Gattaca.

Quem tiver curiosidade de ver os filmes em questão, perceberá uma realidade patente desde a antiguidade e que ganha força especial na Idade Média, nas idéias da histórica “Divina Comédia” de Dante Alighieri:
O ser humano tem grande habilidade artística para descrever um futuro TENEBROSO, mas imensa dificuldade para descrever o Paraíso ou mesmo um futuro feliz.

Em verdade, toda gente avalia, com segurança, o futuro do mal, quando o mal é conservado; entretanto, pessoa alguma conseguirá predizer toda glória do bem, quando o bem aparece” – diz-nos Emmanuel.

E o que é o futuro?
Para os espíritos, nada mais é do que a continuidade do que fizermos com o presente.

Nesse capítulo, Emmanuel nos lembra da colheita obrigatória para cada ação do presente.

Do intolerante que colherá aversões.
Do abusado que colherá desequilíbrios.
Dos desertores que lamentarão as oportunidades abandonadas.
Dos endividados que não conseguirão fugir eternamente dos compromissos.

Não precisamos consultar o Tarôt, os búzios, biscoitos da sorte, perguntar aos espíritos ou aos sensitivos para conhecer estes resultados.
Na causa, podemos encontrar cada efeito.

Observando-nos agora, iremos certamente nos ver cercados por virtudes e sofrimentos.
Pouco questionamos as origens de cada virtude, mas os sofrimentos são objetos de grande curiosidade.

Vem !

Problemas que não desenrolam, moléstias, tentações, compromissos, provas, vida difícil, família complicada, … UFA!

Mas… o que sou agora é a continuidade daquilo que venho sendo até hoje.

Não te percas, porém, a formular consultas sobre o que possa haver nas telas do porvir, porquanto, se quiseres renovar-te no bem, alimentando o bem, todo mal que te aflige será bem, amanhã.” * (Emmanuel)

(*) Grifo do blog.

==&==

Leitura da Questão: Livro dos Médiuns (LM)
CAPÍTULO XXVI
PERGUNTAS QUE SE PODEM FAZER AOS ESPÍRITOS

PERGUNTAS SOBRE O FUTURO

Questão 226.  7º. Podem os Espíritos dar-nos a conhecer o futuro?

“Se o homem conhecesse o futuro, descuidar-se-ia do presente.

É esse ainda um ponto sobre o qual insistis sempre, no desejo de obter uma resposta precisa. Grande erro há nisso, porquanto a manifestação dos Espíritos não é um meio de adivinhação. Se fizerdes questão absoluta de uma resposta, recebê-la-eis de um Espírito doidivanas, temo-lo dito a todo momento.” (Veja-se O Livro dos Espíritos – “Conhecimento do futuro”, n. 868.)

Livro dos Espíritos (L.E.)
Livro III – Capítulo X – Da Lei de Liberdade
Conhecimento do Futuro

Questão 868. – Pode o futuro ser revelado ao homem?

“Em princípio, o futuro lhe é oculto e só em casos raros e excepcionais permite Deus que seja revelado.”

*** Curiosidades ***

-Procurar saber o futuro é um vício! Não é a tôa que jornais e revistas sempre publicam o horóscopo do dia. O problema se torna sério quando nos tornamos emocionalmente dependentes de adivinhos e predições. É aquele que não sai de casa sem ler o que diz o horóscopo, sem abrir o Tarôt. Nessa situação, alimentar nossa confiança nos bons espíritos que dirigem o planeta, alimentar nossa fé perante o Cristo são medicamentos para buscar controlar menos e confiar mais.

-Em algum lugar, li uma entrevista com Geoff Scott, o criador de efeitos especiais de filmes como Watchmen e Sr. e Sra. Smith, onde ele afirmava que era um grande e maravilhoso desafio criar efeitos para um filme como Nosso Lar. Ocorre que a indústria cinematográfica pensa mais em destruir e assombrar do que imaginar a felicidade e a paz. Ou seja, nossos sentimentos desequilibrados são ótimos filões comerciais.

-“… alimentando o bem, todo mal que te aflige será bem, amanhã.”
Esta frase me bateu muito fundo. Não buscamos aprender ou nos fortalecer com o mal que nos aflige. Procuramos apenas nos livrar dele, as vezes até usando da maldade.
Com isso, menosprezamos a força do bem, esquecemos a Lei de Ação e Reação e nos endividamos mais ainda.
Que “Confiar e Servir” seja nosso lema em 2012! Amém.

-Frase do filme “Nosso Lar” – “André, o mundo precisa de histórias felizes …”
(Contribuição de Sandra Matarazo – Rede Social Espiritbook)

3 respostas para 57-Amanhã

  1. claudie (Di) disse:

    A continuidade está profundamente ligada a convicção.
    Quando parei de fumar, tinha a certeza de que parar era o melhor para mim, era O MAIS correto. Minha vontade era continuar fumando, mas RESOLVI fazer o que eu sabia que era correto. Com o passar do tempo, foi ficando cada vez mais fácil fazer o correto. No começo, MUITO DIFÍCIL! Hoje, a vontade de fumar ainda bate, cada vez mais longe…porque a convicção fortaleceu a atitude…
    Isso não foi só com o cigarro. Estou tentando fazer em cada vez mais áreas da minha vida…Em relação a fidelidade…a balança…a impaciência…sempre é difícil no começo. Lutar contra nossas tendências é difícil mesmo. Mas o espírito é mais forte que a carne…Temos que fazer isso ser realidade…como o fluxo energético contínuo que cria…
    Abraço.

  2. claudie (Di) disse:

    Realmente, Inácio, temos grande curiosidade como será nosso amanhã, mas isso porque mais uma vez nos esquecemos que somos espíritos eternos, e estamos vendo nossas vidas com a perspectiva do hoje, e não com o olhar mais abrangente de quem tem a crença de que o amanhã eu estou plantando agora…Se eu tiver essa consciência internalizada, viverei melhor…com menos ansiedade…pois terei a certeza de que se hoje não sou capaz de viver a vida que gostaria, posso direcionar minhas atitudes e minha vontade para que AMANHÃ ela seja aquilo que eu desejo. E essa certeza me fará viver uma vida mais consciente, com escolhas mais racionais, e com uma qualidade melhor…Eu não me sentirei mais um barquinho vagando ao sabor das correntes, terei um rumo definido…Pensando nisso me veio aquela frase – “O Homem é o artífice do seu próprio destino.”, e trago um trecho de um texto que ilustra bem o que sinto…
    “O homem é o artífice do seu próprio destino e, como tal, escolhe o melhor caminho a seguir, tomando a postura de espírito eterno e filho de Deus, procurando edificar em si a paz, o amor e a concórdia, melhorando sua qualidade de vida, através do pensamento e da vontade dirigidos para o Bem.
    Emmanuel nos ensina que “o pensamento contínuo é o fluxo energético revestido de Poder Criador, pensando, criamos, através do pensamento d’ Aquele que criou todas as coisas, que é Deus .

    Assim como a lâmpada, quando acionada, arroja de si os “fotônios”, formando seu campo iluminado, a nossa alma, ao pensar, lança fora de si princípios espirituais que são pacotinhos como os “fotônios” da eletricidade, formando correntes que fluem da nossa mente e conseqüentemente formam a aura. Através desse campo mental, influenciamos e somos influenciados. Somos o que pensamos e exteriorizamos o que sentimos. (“Pensamento e Vida” – Emmanuel)

    Dessa forma, devemos edificar um ambiente de paz, amor, compreensão, principalmente em nosso lar, que é o lugar onde somos levados a renascer, crescer e desenvolver, durante encarnações.

    Com a prática da oração constante e assimilação das Verdades da vida, através do Evangelho Divino, Código de Lei Eterna, poderemos libertar-nos das amarras da ignorância que nos prendem ao sofrimento e à dor. Jesus disse: “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”, assim, fujamos do vício do pensamento negativo, a fim de arrojarmos os “fotônios” de amor, criando à nossa volta uma aura repleta de energias positivas e substâncias sustentadoras que nos protegem e fortificam física e espiritualmente, envolvendo, também, todos os que nos rodeiam, como lâmpadas acesas a iluminar, esclarecer e ajudar. ”
    Abraços!

    • inacioqueiroz disse:

      Puxa, Di, este texto merece uma publicação de blog!
      Vc dizia que meus comentários acabavam virando uma aula extra, mas dessa vez quem fez isso foi vc.
      E eu ADOREI !! (Show, show, showshowshow !!!)
      No passe, nesse fim de semana, o assunto em estudo foi a força da oração dos justos.
      E foi dito exatamente esta questão dos princípios espirituais que criam forças poderosas no pensamento de quem exercita o bem.

      O pensamento contínuo é o fluxo energético revestido de Poder Criador” – muito bacana !
      Difícil é mante-lo na continuidade.
      Obrigado e abração …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s